O MELHOR AMIGO DO LOIRO PERFEITO
Hello, loiras! O papo de hoje é com vocês. Quem escolhe entrar no mundo dos cabelos claros logo descobre a necessidade de cuidar diariamente dos fios. Para evitar mudanças na cor e no tom, além de danos, oxidação e amarelamento, o matizador é a solução. O tratamento que antes era feito só nos salões, hoje, pode ser feito em casa. Como funcionam? Como será o efeito? Mas fica calma, o post de hoje é justamente para te ajudar. Vamos lá?
QUAL É O MELHOR MATIZADOR PARA MIM?
Pra começar, temos que deixar uma coisa bem clara: não existe melhor ou pior matizador. Todos têm funções e resultados específicos. A escolha do melhor produto para o seu cabelo é uma questão de gosto. Alguns produtos irão alterar o tom da cor, revelando um fundo mais “frio”. Outros apenas neutralizam os tons indesejados e deixam-os mais “quentes”, porém, todos trarão algum resultado para seus fios. Portanto, antes de escolher um matizador pra chamar de seu, vale perguntar qual resultado você espera. Depois é só pesquisar direitinho sobre os produtos e as propostas de cada um.
ELE VAI CLAREAR O MEU CABELO?
Essa é uma dúvida comum (e também uma reclamação recorrente de quem não sabe qual a função do produto) e a resposta é simples: matizador NÃO clareia o cabelo. O responsável pelo clareamento dos fios SEMPRE será o descolorante (misturado à água oxigenada). O que o matizador faz é alterar, corrigir e alcançar os vários tons possíveis do seu cabelo loiro. Ele também previne a oxidação e o efeito alaranjado, podendo trazer de volta a cor favorita. Mas sempre com base no tom já atingido no processo de clareamento, ok?
COMO ESCOLHER UM MATIZADOR?
Para escolher um bom matizador, antes de mais nada, é preciso levar em consideração a cor do seu cabelo, o tom que ele alcançou no processo de descoloração e o tom que você quer alcançar. Para isso, basta observar com atenção às escalas de numeração de cada tom de loiro.
- Se seu tom estiver abaixo de 9 (loiro médio) e muito alaranjado, o matizador não terá muito efeito. Se você quer alcançar tons mais claros, é preciso descolorir os fios.
- Se o cabelo estiver loiro claro (acima de 9) e os fios estão ficando amarelo claro, escolha matizadores roxos que conseguem neutralizar esse efeito. Na maioria das vezes eles deixam uma tonalidade acinzentada, com tons frios. Essa cor é neutralizada de maneira fácil, então escolha uma marca que você já conhece, gosta e confia.
- Já no caso de um loiro bem claro, mas que esteja puxando para o dourado, o ideal é usar um matizador de pigmento azul anil.
- Alguns matizadores contam ainda com um tom de roxo-azulado, resultado da mistura de tons, que tornam o produto mais completo. Eles matizam tanto os tons amarelados quanto os tons dourados. Além disso, geralmente esses produtos são mais fáceis de manipular e alcançar o loiro desejado.
Quando o cabelo está bem claro, quase branco, as duas tonalidades de roxo ou azul funcionam bem, pois esse cabelo matiza muito facilmente. Nesse caso, você pode brincar com o tom que quiser dar ao seu loiro:
- Efeito Perolado: matizadores azuis;
- Efeito Cinza: matizadores roxos;
- Uma mistura dos dois (nem muito cinza e nem muito perolado): matizadores roxos azulados.
QUAL O TEMPO DE AÇÃO DE UM MATIZADOR?
Temos aqui outra dúvida recorrente e, para esses casos, existe uma regrinha fácil e simples para que você possa utilizar o seu produto sem riscos: quanto mais claras as suas madeixas, menos de ação é necessário, já que o seu cabelo absorve a cor mais rápido.
Mas se você ainda tem dúvida do tempo ideal, o melhor é sempre fazer o teste de mecha: aplique o produto de todas as maneiras possíveis em uma pequena parte do cabelo para ver os resultados. Teste puro, diluído em creme branco, por mais ou menos tempo. Apenas o teste dirá como o produto se comporta em seu cabelo e se o resultado atende às expectativas.
FONTE: BLOG DOS CABELOS